CAMPANHA DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE – 2023



A transfusão de sangue é essencial para o tratamento e intervenções de urgência em pacientes que correm risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, como feridos de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e nos cuidados maternos e neonatais.
Um estoque adequado de sangue só é garantido através das doações regulares e voluntárias da população. Sendo assim, houve uma iniciativa mundial para celebrar as pessoas que doam o sangue a outros e conscientizar a população sobre a importância dessa atitude. O dia 14 de junho foi escolhido por ser aniversario de Karl Landsteiner, estudioso responsável pela classificação dos grupos sanguíneos, o sistema ABO, e descobridor do fator Rh.

Quem pode doar sangue?
•    Idade entre 16 e 69 anos, lembrando que menores de 18 anos precisam da autorização de um responsável;
•    Ter mais de 50kg;
•    É necessário que você esteja em boas condições de saúde. Isso significa não estar doente ou indisposto na hora da doação. Antes do procedimento, será feito um rápido exame de sangue para garantir que você não está anêmico ou com alguma outra alteração importante.
•    Não pode estar em jejum, é necessário ter se alimentado pelo menos três horas antes da doação;
•    Levar documento oficial com foto

Não posso doar sangue. Como ajudar nessa causa?
Se você não pode doar sangue por algum motivo, não se preocupe. Ainda assim há muitas alternativas para que você possa participar dessa grande corrente e ajudar muitas pessoas a partir das suas atitudes.
Alguns exemplos de ações benéficas para o mundo da doação são:
•    Compartilhe este artigo entre os seus amigos e conhecidos;
•    Fale com as pessoas sobre os benefícios da doação;
•    Explique como é feito o procedimento;
•    Se ofereça para acompanhar alguém que queira doar sangue.

Como podemos ver, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma data relevante para todas as pessoas. Esse tipo de doação pode salvar a nossa vida ou a de um ente querido. Comece, então, uma corrente do bem e dê o primeiro passo! Lembrando que o sangue é insubstituível e não pode ser produzido em laboratórios.
Aproveite e comece agora mesmo! Compartilhe este artigo em suas redes sociais e espalhe essas informações. Quem sabe você não inspira os seus conhecidos a doarem sangue pela primeira vez?