A primeira CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Santa Casa de Mococa foi instaurada em 05/08/1978.

 

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Santa Casa de Mococa é composta por 18 membros, sendo 09 deles escolhidos pelos colaboradores – através de eleição secreta, e os outros 09 representantes, escolhidos pela Instituição. Estes membros são eleitos e indicados para o mandato de 01 (um) ano.

Esta Comissão tem por finalidade promover a saúde do trabalhador e a preservação da vida, atuando na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

São realizadas reuniões ordinárias mensais entre os membros da CIPA para a discussão e tomada de decisões acerca dos itens de interesse para a saúde e segurança do trabalhador, assim como para definir ações de prevenção. Todas são registradas em atas assinadas por todos os membros presentes.

 

A atual Cipa da Santa Casa (Gestão 2023) é formada pelos funcionários:

 

NOME SETOR
AMANDA SIQUEIRA SALOMÃO SERVIÇO SOCIAL
ANA FLÁVIA JOSÉ DE SOUZA UTI GERAL II
CARLOS EDUARDO DE PAULA LEITE FARMACIA
CHEILA MARCONDES ALA MARFIM
DIOMAR DEL MORO RIBEIRO LIMPEZA
ELIELTON FERNANDO MARTINS SESMT
FÁBIA DA SILVA COCA MATERNIDADE
GUILHERME SILVA EDUARDO TIC
HERMANTINA AFONSO P.A UNIMED
ISABELLA HONORATO SND
JAIR LOURENÇO FORTUNATO MANUTENÇÃO
JANAINA APARECIDA MELO DE ARAÚJO LIMPEZA
JOSÉ LUIZ ANGELO ALMOXARIFADO
JULIANA PAULA GASPARINO DEP. ENFERMAGEM
RAISA MOREIRA SARTO UTI GERAL
SILVIA HELENA FERNANDES XAVIER LIMPEZA
THAÍS CRISTINA BATICIOTO GESTÃO DE PESSOAS
THAMIRES MARQUES RECEPÇÃO

 

Dentre as principais atribuições da Cipa estão:

- Identificação dos riscos do processo de trabalho mediante a elaboração do mapa de riscos, com a participação dos colaboradores e assessoria do SESMT – Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho

- Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva de problemas de segurança e saúde no trabalho e avaliar as prioridades dessas ações nos locais de trabalho.

- Investigar e Discutir os acidentes ocorridos.

- Sugerir medidas de prevenção de acidentes ou de doenças do trabalho julgadas necessárias – sugestões de iniciativa própria e também das recebidas dos colaboradores – e encaminhá-las ao SESMT e à Administração da Instituição.

- Promover a divulgação e cuidar para que todos tenham acesso às normas de segurança.

- Desenvolver e colocar em prática ações para despertar o interesse dos colaboradores para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e estimulá-los a adotar constantemente comportamento preventivo e a estar sempre atento ao desempenhar sua função.

- Sugerir e ajudar na realização de cursos, treinamentos, palestras e campanhas para melhorar a atenção e o desempenho dos colaboradores quanto à segurança e saúde no trabalho.

Os membros da CIPA devem estar sempre atentos ao ambiente e condições de trabalho, visando a identificação de situações que possam vir a trazer riscos para a segurança e a saúde dos colaboradores.

 

SIPAT

 

Anualmente, a CIPA promove a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. O evento, através de atividades e palestras, visa despertar e manter nos colaboradores a consciência da importância de se promover e manter o bom relacionamento, a segurança e o bem-estar – próprio e coletivo – no local de trabalho e em casa.

A 1ª SIPAT da Santa Casa de Mococa aconteceu em novembro de 2004, de 22/11 a 26/11/2004.

A última SIPAT foi realizada em novembro de 2023, e contou, entre as ações, com algumas palestras, tais como: “Comportamento Organizacional”, com o Eduardo de Carvalho, Empresário e Palestrante. “Prevenção de Assédio no Ambiente de Trabalho”, com a advogada trabalhista Marcela Cardoso. Após cada palestra foram sorteados vários prêmios.