SANTA CASA DE MOCOCA REALIZA A CAMPANHA DE HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS EM 2019

No aniversário de 15 anos de formalização de atividades, a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), desenvolve a campanha “higienização de Mãos” (HM), junto aos seus mais de 300 colaboradores

Um dos maiores problemas de saúde pública mundial, são as infecções hospitalares. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), “Infecção Hospitalar” é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente, podendo manifestar-se durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

Dados da Associação Nacional de Biossegurança (Anbio) apontam que 100 mil pessoas morrem, por ano, vítimas de infecção hospitalar. Enquanto nos EUA e Europa o índice gira em torno de 8%, no Brasil ele varia entre 15 e 19%.

No Brasil as premissas legais sobre o tema foram definidas pela Portaria nº 930, de 27/08/92, essa por sua vez foi revogada pela Portaria 2616, de 12 de maio de 1998, válida até hoje, indicando as determinantes e obrigatoriedades para a implantação e manutenção do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) no país. Coube a essa legislação também, as primeiras definições e conceitos do assunto.

De acordo com essa Portaria, compete a ANVISA a definição dos critérios diagnósticos e fiscalização do funcionamento dos SCIH no país e a atualização de conceitos e definições norteados pelos principais estudos mundiais sobre o assunto.  Entre essas definições está a substituição do termo infecção hospitalar por infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS), já que atualmente outros serviços oferecem atividades invasivas que podem gerar infecções como o caso de clínicas e unidades de saúde.

Mesmo possuindo as atividades de controle de infecção há anos, foi em 2004 que a Santa Casa de Misericórdia de Mococa formalizou a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), tendo como coordenadora a infectologista Dra. Maria Eliza Jacob de Souza Jayme, que ainda hoje responde pela Comissão.

A enfermeira executora do serviço Renata Alves Bernardes, responsável pela vigilância diária, coleta de dados e elaboração dos dados estatísticos do serviço há oito anos, explica que a Santa Casa mantém sua atuação dentro das exigências legais, com uma comissão formada por 14 membros de várias áreas de atuação no hospital(Nutricionista, farmacêutica, Diretoria Administrativa, Provedoria, Coordenadoria de Enfermagem, Representante do Corpo Clínico, Coordenaria Hotelaria Hospitalar, Segurança do Trabalho entre outros, além da doutora Maria Eliza, médica infectologista) . Explica ainda, que todos os dados estatísticos que competem ao controle de infecção são apresentados em reuniões mensais a todos os membros da Comissão, e também para o serviço epidemiológico municipal e em seguida encaminhadas a Diretoria Regional de Saúde de São João da Boa Vista, sendo essa responsável pelo envio dos dados a Divisão de Infecção Hospitalar do Estado de São Paulo.

“Esse fluxo, permite o controle de informação de dados epidemiológicos das infecções garantido comparação com outros hospitais com nossa característica para melhorias do serviço e apoio de outros órgãos nas medidas de prevenção das infecções”, avalia a Enfermeira.

Renata cita que, cabe à Comissão as capacitações sobre o assunto aos mais de 300 colaboradores ligados direta ou indiretamente a assistência do paciente, com o intuito de prevenir a ocorrência de infecções no ambiente da instituição.

Segundo ela, o programa de educação continuada da comissão, busca durante todo o ano apresentar a necessidade de melhorias contínuas do serviço para a minimização de risco assistenciais que as infecções geram, assim como o aumento do período de internação e dos custos da internação. Ela cita que “a atividade de capacitação e conhecimento dos profissionais, possibilita a melhoria da segurança assistencial e melhora os níveis de confiabilidade do serviço pelos pacientes e familiares atendidos”.

Por esse motivo, a Santa Casa lança entre os dias 10 a 12 de julho, a Campanha de Higienização das mãos de 2019, com atividades lúdicas a todos os seus colaboradores.

“Todos os anos há empenho das comissões, de Controle de Infecção Hospitalar e de Qualidade, para o desenvolvimento da campanha. O intuito do projeto é disseminar a importância da higienização das mãos a todos nossos colaboradores e serviços terceirizados, demonstrando através de informativos, palestras e mecanismos lúdicos de como a adequada higienização das mãos garante a minimização de cruzamento direto de microrganismos entre os pacientes além disso, enfatizamos também a empatia do cuidado e a responsabilidade compartilhada de todos ligados ao serviço hospitalar na garantia de uma assistência segura ao nosso cliente”, ressalta Renata.

Renata Alves (Enfermeira da CCIH) e Dra. Maria Eliza J. S. Jayme (Médica Coordenadora da CCIH).